A palavra cupom foi adaptada do francês couper que significa
cortar. Ela apareceu no dicionário inglês pela primeira vez em 1822.[1] Os
cupons de desconto ficaram conhecidos em 1887, quando o magnata Asa Candler
usou, como estratégia de marketing para o lançamento da Coca-Cola, a
distribuição vouchers impressos em revistas, que podiam ser trocados por
refrigerantes grátis em stands de venda.[2] Esta estratégia, considerada
agressiva na época, foi um dos fatores que resultaram no sucesso posterior da
marca. Esta foi a primeira vez na história em que se teve notícia de cupons
usados de forma efetiva para atrair clientes e expandir as vendas de um
produto.
Nos anos 1930, o uso de cupons se espalhou durante a Grande
Depressão americana, por pessoas que buscavam encontrar cereais e outros
produtos que estavam em falta no mercado.[3] A partir das décadas de 40 e 50
grandes redes de supermercados e lojas de eletrodomésticos passaram a utilizar
os cupons sistematicamente alcançando mais da metade das famílias americanas na
década de 60. Hoje a cultura dos cupons em países como Estados Unidos, Canadá,
Austrália e Reino Unido é tão comum que existe até mesmo um programa de TV no
canal TLC chamado “Extreme Couponing”[4] que mostra a rotina de pessoas que
fazem de tudo para conseguir acumular cupons para comprar produtos com
desconto. No Brasil o programa é exibido no canal Discovery Home And Health.
O comércio eletrônico no Brasil
A cultura de cupons nos mercados e lojas no Brasil não
decolou por que nos anos 60, 70 e principalmente nos anos 80 a inflação alta,
inviabilizava a oferta de cupons de desconto, uma vez que a economia oscilava e
os preços mudavam quase que diariamente.[5] Desde o final dos anos 90, o
comércio eletrônico aumentou significativamente a popularidade dos cupons de
desconto, se tornado uma ferramenta indispensável para muitos compradores.
Segundo o Ibope Media o número de usuários na internet atingiu a marca de 105,1
milhões de pessoas no segundo trimestre de (mais de 50% da população) que
movimentou, segundo a Câmara de Comércio Eletrônico, cerca de R$ 30 bilhões[6]
de reais no Brasil em 2013 – crescimento de 25% em relação ao ano de 2012.
Números mais recentes apontam para um faturamento em 2018 de R$ 53,2 bilhões,
segundo levantamento feito pelo Ebit/Nielsen. Para 2019, a expectativa é de
expansão de 15%, com vendas totais de R$ 61,2 bilhões.
Cupons de descontos online
Exemplo de cupom de desconto online
Os cupons de descontos são parte da vida dos internautas e
mais do que nunca tem sido usado como uma chamariz de empresas que desejam
aumentar suas chances de vendas no comércio eletrônico. O modelo de negócios se
baseia no sistema de distribuição de cupons de descontos para determinados
produtos ou até para toda uma loja.[7] Na maioria das vezes as plataformas
oferecem os códigos gratuitamente, sem necessidade de cadastro por parte do
usuário. A receita desses sites vem de uma pequena comissão em cima das
transações originadas com os.
Estima-se que até o fim de 2019 aproximadamente 9,5 milhões
de pessoas já utilizaram ao menos uma vez um cupom de desconto online.[8] Isso
equivale a 16% dos consumidores online no Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário