Era 1957 quando Sir David Attenborough visitou pela primeira vez A GRANDE BARREIRA DE CORAIS, na Austrália. À época, ele conheceu de perto uma das sete maravilhas naturais do mundo, com cerca de 2900 quilômetros de extensão e largura que chega aos 700 metros; uma estrutura viva que pode ser vista do espaço.
A partir desta quinta-feira, 8 de setembro, às 23h, o Discovery exibe o reencontro de Sir Attenborough com esse ecossistema misterioso e suas espécies únicas, dessa vez munido de tecnologia de ponta, na minissérie A GRANDE BARREIRA DE CORAIS (Great Barrier Reef).
Dividida em três episódios de uma hora, a atração tem contornos de jornada pessoal para lendário naturalista – o encontro entre um dos principais nomes na captação de imagens da vida selvagem e o ecossistema singular é acompanhado com exclusividade pelo telespectador do Discovery.
A bordo da Alucia, uma embarcação de pesquisa equipada com um submarino tripulável Triton, além de helicóptero e laboratório, Sir Attenborough mergulhará nas profundezas da barreira de corais, onde o homem jamais esteve, e terá encontros emocionantes: o eclodir dos ovos do peixe-palhaço, o comportamento das minúsculas partes vivas que formam os corais, e o espetáculo da reprodução sexuada desses misteriosos seres vivos são vistos em detalhes com a ajuda de lentes macro e técnicas especiais de filmagem.
Episódio 1
Estreia: quinta-feira, 8 de setembro, às 23h
No primeiro episódio, David embarca no Triton para um mergulho noturno que o ajuda a explicar como se formou a barreira de corais. Com computadores que mapeiam o leito do oceano de onde se erige a barreira, David descobre que a estrutura é muito mais jovem do que os cientistas imaginavam. Na estação de pesquisa de Lizard Island, ele encontra estudos que revelam as complexas relações entre as espécies que vivem na barreira. Por fim, o espetáculo anual da reprodução sexuada dos corais – bolsas com gametas são liberadas na água para fecundação externa.
Episódio 2
Estreia: quinta-feira, 15 de setembro, às 23h
As espécies migratórias iniciam o segundo episódio – algumas delas viajam milhares de quilômetros até chegarem ao ambiente protegido da barreira. Depois, David visita o atol de Osprey Reef, onde mergulha em águas repletas de tubarões com o submarino Triton. A pequenina Ilha de Raine é destino para milhares de tartarugas marinhas que põem seus ovos ali – embora a espécie esteja ameaçada, David conhece as recentes iniciativas para preservação ambiental. Pássaros que vigiam seus ovos a espera das ninhadas, as gigantescas mantas e as baleias-de-minke também são estrelas deste episódio. Novas tecnologias ajudam a detectar as rotas dessas espécies migratórias e revelam as razões surpreendentes que trazem esses visitantes à Grande Barreira de Corais.
Episódio 3
Estreia: quinta-feira, 22 de setembro, às 23h
Em 1957, parecia que a Grande Barreira de Corais era uma estrutura viva e perene, que duraria a eternidade. Mas, hoje, David descobre que os corais e todos os animais que ali vivem correm perigo – a barreira sempre foi uma sobrevivente que, ao longo das décadas, teve que se adaptar às mudanças. David conhece as iniciativas que estão em curso para preservar o ambiente da barreira e descobre espécies que desenvolveram adaptações impressionantes, entre eles o tubarão que consegue viver fora d’água e animais que resistem a ciclones. Entretanto, a ação humana se revela a principal e mais drástica das ameaças. Em um mergulho que busca ir além de onde os cientistas já estiveram, David busca nas profundezas as respostas que possam garantir o futuro da barreira.
0 comentários:
Postar um comentário