728x90 AdSpace

noticias
terça-feira, 28 de maio de 2013

Google quer dar acesso à internet de graça em dois continentes

balao de internet do google

Acesso à internet de graça para a população de dois continentes imensos, o Google realmente não está de brincadeira em seu objetivo de democratizar o acesso à internet em todo o mundo.
O projeto do Google bastante ousado, inicialmente ele pretende oferecer conexão de internet sem fio para os países emergentes da África e da Ásia onde as operadoras de telefonia e internet ainda não chegaram e onde há um mercado potencial para a internet muito grande.
O que chama atenção no projeto no entanto não é nem a disposição do Google em levar internet wifi de graça para estes países, é o método que está sendo desenvolvido pela empresa para prover internet para a população destes continentes, haja tecnologia de ponta para isto.
Inicialmente o Google propôs aos governos dos países onde pretende disponibilizar os acesso wifi a utilização da mesma frequência utilizada pelas transmissões de televisão, mas a maioria dos países não aceitou pois haveria interferência nas transmissões de tv e os governos destes países são muito dependentes das tvs estatais.

Como o Google irá oferecer o acesso gratuito à internet na África e na Ásia

Então o Google anunciou que irá utilizar uma frequência ainda não explorada nestes países e o acesso se dará a partir de uma espécie de roteador de grande capacidade de dados que estará a bordo de balões flutuando a grandes altitudes nos céus dos países africanos e asiáticos em questão.
Os analistas de tecnologia dos Estados Unidos chamaram este método de transmissão que está sendo desenvolvido pelo Google de “esotérico”, no entanto todo mundo sabe da capacidade do Google de criar alta tecnologia, e o projeto apesar de parecer estranho também é bastante lógico.
O que o Google quer é usar um satélite dedicado à conexão de internet que iria se comunicar com os balões que serviriam de um imenso roteador com a capacidade de cobrir centenas de quilômetros com sinal de internet.
Não fosse esse equipamento já bastante ousado, o Google diz que todo o sistema do roteador deve ser controlado por celulares equipados com o sistema operacional Android.
Mas qual seria mesmo o interesse do Google em oferecer internet de graça a populações subdesenvolvidas da África e Ásia?
Simples, além de o Google fincar o pé em uma área na qual as empresas de acesso à internet ainda não chegaram, vai conseguir acrescentar uma grande massa populacional aos seus produtos e também para consumir a publicidade do Google Adwords, que é a principal fonte de renda do Google.
Além disto o Google também que mostrar aos provedores de acesso que vivem reclamando que alguns serviços do Google como Youtube consomem muita banda e encarecem demais o serviço de acesso à internet de que há solução tecnológica viável à necessidade de banda dos serviços do Google e que ele Google poderia até mesmo passar a oferecer a conexão de internet de graça a quem hoje paga pelo serviço e continuar obtendo bons lucros com isto.
Será uma nova fase no acesso à internet? Que o Google traga seus balões de conexão à internet também para o continente sul americano que de desenvolvido ainda falta muito.

  • Comentários do Blog
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Avaliado item: Google quer dar acesso à internet de graça em dois continentes Descrição: Classificação: 5 Revisado por: weriton